SOBRE

Fundada em 2016 pela realizadora Larissa Figueiredo, a Cazumbá Filmes é uma produtora independente com foco na inovação e experimentação de linguagem em conteúdos voltados para cinema, televisão e novas mídias. Cazumbá é uma personagem do Bumba-meu-boi do Maranhão; uma criatura de múltiplas formas e cores, que não é nem homem, nem mulher, e que transita entre o real e o imaginário.

A proposta da Cazumbá Filmes está enraizada na personagem que lhe dá nome. Nosso objetivo é a realização e distribuição de obras que atravessem fronteiras culturais, educacionais e sociais, tanto na forma como no conteúdo. Nossos projetos tratam das fronteiras que nos habitam – gênero, etnia, classe social, cultura – ao mesmo tempo em que transbordam pelas fronteiras formais que se estendem entre documentário e ficção, entre cinema e outras mídias, entre cultura popular e arte contemporânea.

Além do desejo de resgatar elementos da cultura brasileira, a Cazumbá Filmes se interessa especialmente pelo diálogo entre o Brasil e o mundo, tendo como um de seus principais objetivos as coproduções internacionais. Para isso, Larissa Figueiredo traz consigo a experiência de quatro anos de trabalho como produtora e realizadora na Tu i Tam Filmes, com a qual participou de diversos festivais e eventos de mercado nacionais e internacionais, com destaque para os festivais de cinema de Locarno, Roterdã, San Sebastian e FidMarseille, onde o seu projeto de longa-metragem Agontimé foi contemplado com o Prêmio Sublimage.

EQUIPE

LARISSA FIGUEIREDO

Sócia-Fundadora, Produtora e Realizadora
larissa@cazumbafilmes.com

É cineasta, produtora cultural e professora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na Université Lumière Lyon 2, na França, e Artes Visuais/Cinema na Haute École d’art et design de Genève, na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes, Albert Serra e Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem, teve sua estreia mundial no 44º Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 eventos nacionais e internacionais. Larissa se dedica atualmente ao desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem de ficção, Agontimé, que será filmado entre o Brasil e o Benim, na África. Como produtora executiva, se dedica ao desenvolvimento da série ficcional Inara e aos longas-metragens Matar um dragão na Capadócia, de sua autoria; Continente, de Tomás von der Osten; Polonia e Tu i Tam, de Rafael Urban.

PARCEIROS

TU i TAM FILMES
Latitude
Tambor Multiartes