SOBRE

Fundada em 2016 pela realizadora Larissa Figueiredo, a Cazumbá Filmes é uma produtora independente com foco na inovação e experimentação de linguagem em conteúdos voltados para cinema, televisão e novas mídias. Cazumbá é uma personagem do Bumba-meu-boi do Maranhão; uma criatura de múltiplas formas e cores, que não é nem homem, nem mulher, nem bicho, nem gente, e que transita entre o real e o imaginário.

A proposta da Cazumbá Filmes está enraizada na personagem que lhe dá nome. Nosso objetivo é a realização e distribuição de obras que atravessem fronteiras culturais, educacionais e sociais, tanto na forma como no conteúdo. Nossos projetos tratam das fronteiras que nos habitam – gênero, etnia, classe social, cultura – ao mesmo tempo em que transbordam pelas fronteiras formais que se estendem entre documentário e ficção, entre cinema e outras mídias, entre cultura popular e arte contemporânea.

Além do desejo de resgatar elementos da cultura brasileira, a Cazumbá Filmes se interessa especialmente pelo diálogo entre o Brasil e o mundo, tendo como um de seus principais objetivos as coproduções internacionais. 

EQUIPE

LARISSA FIGUEIREDO

Sócia-Fundadora, Produtora e Realizadora
larissa@cazumbafilmes.com

É cineasta e educadora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na Université Lumière Lyon 2, na França, e Artes Visuais/Cinema na Haute Ecole d’Art et Design de Genève, na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel GomesAlbert Serra Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem híbrido, vencedor do Concurso de Roteiros Rucker Viera, foi contemplado pelo Vision Sud Est Award, teve sua estreia mundial no 44º Festival de Cinema de Roterdã e foi exibido em dezenas de eventos nacionais e internacionais. Larissa atuou como roteirista, diretora, produtora e montadora de diversos projetos, desde curtas, exibidos em festivais, até séries de televisão para HBO, Canal Curta!, CinebrasilTv e Canal Brasil. Também trabalhou no desenvolvimento da série Inara, contemplada no edital de desenvolvimento FSA/BRDE Prodav 05/2014, e no Núcleo Criativo Aqui e Lá, da Sto Lat Filmes, que contou com as consultorias de Lucrecia MartelKarim AïnouzRodrigo MorenoGema Juarez Zsuzsanna Kiràly. Como professora, ministrou aulas e oficinas em escolas e universidades; foi mediadora do projeto Inventar com a Diferença; assessora da EICTV, em Cuba; e coordenadora na AIC, em São Paulo. Atualmente se dedica à pós-produção de dois projetos de sua autoria, ambos produzidos pela Cazumbá Filmes, e ao desenvolvimento de seu primeiro longa-metragem de ficção Matar um dragão na Capadócia.

PARCEIROS

Tambor Multiartes